Dra Lidia Henninger explica: Teoria ou Prática na HOF, o que vem primeiro?
A Harmonização Orofacial (HOF) é um campo em expansão na odontologia que requer uma abordagem educacional bem equilibrada. Neste sentido, surge uma pergunta frequente entre os estudantes dessa área: teoria ou prática, qual deve vir primeiro? Para responder a essa questão, podemos nos basear na declaração da Dra. Lidia Henninger, referência na área, que ecoa as diretrizes do Conselho Federal de Odontologia.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia e a Dra. Lidia Henninger, o estudante deve ter uma predominância de prática nas disciplinas, mais precisamente 85%, complementada por 15% de teoria. Segundo a Dra. Lidia, essa prática, além de intensa, deve ser fundamentada em evidências científicas.
Então, como devemos interpretar essa proporção em nosso aprendizado na HOF? Parece que a prática tem a predominância, mas a teoria não é menos importante. A teoria fornece a base de conhecimento necessária para a prática eficaz. É a fundação que permite ao profissional entender os princípios por trás dos procedimentos, tomar decisões informadas e adaptar-se a diferentes situações clínicas.
Por outro lado, a prática, especialmente quando é intensa e bem orientada, como recomendado pela Dra. Lidia Henninger, permite ao profissional aplicar essa teoria, desenvolver habilidades e ganhar confiança. É através da prática que o profissional se torna competente, adquirindo destreza e experiência.
Portanto, a questão não é necessariamente quem vem primeiro, teoria ou prática, mas como esses dois componentes se complementam na formação de um profissional de HOF. A teoria prepara o terreno, e a prática permite ao profissional se aperfeiçoar e se destacar. Ambos são essenciais e devem ser integrados de maneira eficaz no processo de aprendizado.
Embora a prática tenha um peso maior na formação em HOF, a teoria não deve ser negligenciada. A chave para uma formação bem-sucedida na Harmonização Orofacial está na integração equilibrada de uma sólida base teórica com uma prática intensiva e embasada em evidências científicas.
Dra. Lidia Henninger, fundadora do instituto, sempre enfatizou a importância de uma educação que não só forneça uma base teórica sólida, mas que também capacite os alunos com habilidades práticas essenciais. “O ideal é que sejam realizados cursos que permitam ao aluno desenvolver habilidades práticas, ao mesmo tempo, em que oferecem uma base teórica consistente”, ela explica.
Desta forma, no Instituto Lidia Henninger, a teoria não é apenas ensinada, mas vivenciada na prática. Nossos alunos não só aprendem os conceitos fundamentais e avançados da Harmonização Orofacial, mas também aplicam esses conceitos em situações práticas, por meio de treinamentos práticos e simulações.
Tudo isso é possível graças ao nosso corpo docente altamente qualificado e experiente, que se dedica a garantir que cada aluno receba atenção individualizada e orientação personalizada. Eles estão empenhados em ajudar nossos alunos a dominar tanto a teoria quanto a prática da Harmonização Orofacial.
Além disso, a Dra. Lidia Henninger destaca a importância da busca constante pelo conhecimento e aperfeiçoamento na área. Para isso, o instituto oferece oportunidades contínuas de aprendizado e desenvolvimento, através de workshops, seminários e cursos de atualização.
Assim, no Instituto Lidia Henninger, asseguramos que a teoria e a prática andam de mãos dadas. Nosso compromisso é com uma formação completa, que capacita nossos alunos a oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes e a conquistar um destaque no mercado de trabalho.
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